Federal Skilled Trades
Federal Skilled Trades
O programa Federal Skilled Trades (FST) é um dos três programas federais de imigração gerenciados pelo sistema Express Entry. Tal como acontece com todos os programas Express Entry, o FST usa o Comprehensive Ranking System (CRS) para classificar os candidatos interessados uns contra os outros, convidando apenas os candidatos mais competitivos a se candidatarem à residência permanente no Canadá.
Todos os anos, mais de metade de todos os imigrantes no Canadá são trabalhadores qualificados recebidos através de programas econômicos, incluindo o programa Federal Skilled Trades. Para profissionais qualificados, o programa FST pode ser uma opção rápida para obter residência permanente no Canadá e, com ela, o direito de viver e trabalhar permanentemente no Canadá.
Requisitos do programa FST
Para se qualificar para o FST, o candidato deve ter pelo menos dois anos de experiência profissional em tempo integral em uma área especializada (ou igual quantidade em tempo parcial). Esta experiência deve ter sido obtida nos últimos 5 anos e só considera a experiência profissional obtida após o indivíduo ter obtido a certificação para exercer a profissão no seu país de residência.
O código de Classificação Ocupacional Nacional (NOC) do Canadá define profissões qualificadas como os seguintes grupos de ocupação:
Grupo principal 72 profissões na área de industriais, elétricos e de construção
Principais atividades de manutenção e operação de equipamentos do Grupo 73
Supervisores do Grupo Principal 82 e empregos técnicos em recursos naturais, agricultura e produção relacionada
Supervisores de processamento, fabricação e utilidades do Grupo Principal 92 e operadores de controle central
Grupo Menor 632 chefs e cozinheiros
Grupo Menor 633 açougueiros e padeiros
Se uma pessoa possuir a experiência profissional necessária, ela também deverá atender aos outros critérios de elegibilidade definidos pelo programa FST:
Oferta de Emprego no Canadá
Ter uma oferta válida de emprego em tempo integral para um cargo com duração de pelo menos 12 meses ou um certificado de qualificação em seu ofício especializado, emitido por uma autoridade provincial ou territorial canadense.
Proficiência com o Inglês ou Frnacês
Alcançar um mínimo de nível 4 do CanadianLanguage Benchmark (CLB) em um teste aprovado de inglês ou francês.
Residência no Canadá
Você deve ter a intenção de morar fora da província de Quebec.
Desde que o candidato atenda a esses requisitos, ele será elegível para enviar um perfil de Express Entry para o programa Federal Skilled Trades. No entanto, os candidatos devem observar que devem atender aos requisitos básicos de admissibilidade do Canadá. Certas infrações criminais e condições médicas podem tornar uma pessoa inadmissível no Canadá.
Procedimento de inscrição no FST
Se uma pessoa atender a esses requisitos, ela poderá enviar um perfil de Express Entry para a Immigration, RefugeesandCitizenship Canada (IRCC). O envio de um perfil de Express Entry não garante que o candidato receberá residência permanente no Canadá. Somente após enviar um perfil do Express Entry o candidato receberá uma pontuação CRS e será considerado em futuros sorteios do Express Entry para Convites para Candidatura (ITAs) para residência permanente.
Ao enviar um perfil de Express Entry, um candidato FST deverá fornecer informações de vários documentos:
• Resultados de testes de proficiência de inglês e/ou francês
Todos os candidatos dos programas Express Entry devem fornecer resultados de um teste de idioma aprovado pela imigração Canadense, realizado nos dois anos anteriores.
• Passaporte
O candidato e todos os familiares que o acompanham devem possuir passaportes válidos para viajar.
Embora os documentos educacionais não sejam exigidos para o FST, o candidato apresentar a documentação para reivindicar pontos no critério educação:
• Avaliação de Credenciais Educacionais (ECA)
Para reivindicar pontos para educação, um candidato ao FST deve fornecer um relatório válido da ECA atestando sua educação estrangeira dentrodos padrões canadenses. Existem cinco organizações no Canadá autorizadas a emitir relatórios ECA. Isto não é necessário para credenciais educacionais obtidas em uma instituição educacional canadense.
Desde o lançamento do sistema Express Entry em 2015, o candidato FST com classificação mais baixa para receber um ITA obteve uma pontuação CRS de 199 pontos.
Se a pontuação CRS de um candidato for inferior a esta pontuação, ele deverá agendar uma consultoria conosco para avaliar as opções para melhorar a sua pontuação.
Transformamos seu sonho em uma história de sucesso
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe de especialistas entrará em contato com você.