O Sistema de Saúde no Canadá é conhecido como Canadian Health Care
Todos os cidadãos canadenses e também os residentes permanentes podem obter o seguro de saúde pública. Com esse serviço, os contribuintes não pagam para receberem a maioria dos serviços de saúde oferecidos em um rede de hospitais públicos de altíssima qualidade.

Na concepção dos Canadenses, o sistema de saúde do Canadá é pago através dos impostos que todos aqui pagam ao adquirirem produtos e serviços. Impressionante é que aqui funciona.

Não existe sistema privado de saúde no Canadá, ele é proibido por lei. E aqui, todos recebem o mesmo atendimento independente de classe social ou condição financeira.

Para ter acesso aos serviços de saúde no Canadá que é público, você tem que mostrar o seu cartão de seguro de saúde emitido pela província para o hospital ou clínica médica. Cada província e território tem seu próprio plano de seguro de saúde. Você vai precisar saber o que seu plano provincial cobre.

Todas as províncias e territórios fornecem serviços médicos de emergência gratuitos, mesmo se você não tiver um cartão de saúde do governo. Restrições podem ser aplicadas dependendo do seu status na imigração. Se você tiver uma emergência, vá a um hospital próximo. Se você for a uma Clinica em uma província ou território onde você não é residente, uma taxa pode ser cobrada.

Ministérios Provinciais e Territoriais da saúde:

Walk-In Clinics
As clínicas Walk-insão a base do sistema de saúde no Canadá.
Diferente do Brasil, aqui você precisa ir a uma dessa Clínicas ou ao seu Médico de Família para receber os primeiros cuidados médicos.A pós uma avaliação com seu Médico de Família ou do médico da Clínica você poderá receber receitas médicas ou ser encaminhado para um especialista.

Dicas:
Mulher que tomam anticoncepcionais somente poderão comprar esse medicamento aqui no Canadá mediante receita médica que somente poderá ser obtida através de uma visita a uma Walk-in Clinic.

Você pode receber os cuidados de uma enfermeira ou um médico, muitas vezes sem uma consulta em uma clínica walk-in e obter aconselhamento, avaliação e tratamento para doenças e lesões menos graves, tais como cortes, hematomas, infecções menores, entorses e problemas de pele.

Serviços
Variam e acordo com a Clínica, mas basicamente são:

Diagnóstico e tratamento de doenças e lesões menos graves
Prescrições/receitas médicas
Referências/ encaminhamento a um especialista

Quando usar esta opção
Seu caso não é urgente
O Consultório do seu médico de família está fechado ou se você ainda não tem um médico de família
Você precisa cuidar de doenças e lesões menores, incluindo infecção e erupções cutâneas, fraturas, contracepção de emergência e aconselhamento, problemas de estômago, cortes e contusões e queimaduras.
Você precisa ser encaminhado a ume especialista

Agendamento
Você normalmente não precisa marcar hora, mas se quiser é melhor claro.

Honorários
Não há taxa para este serviço se você tem a cobertura do sistema de saúde público.
Se você não é coberto pelo sistema público vai precisar pagar a consulta entre C$100-C$150 por visita.
Sempre traga o seu cartão de saúde para a clínica walk-in.

Seguro de saúde extra
Os Planos de seguro de saúde do governo dão acesso a serviços médicos básicos. Mas, você pode precisar pagar por coberturas que os planos do governo não cobrem totalmente.

Esses planos de saúde são chamados de Extended Care. Estes custos cobrem para:
O custo dos medicamentos prescritos por receita médica
Cuidados dentais
Fisioterapia
Serviços de ambulância
Óculos de grau

Se você trabalha aqui no Canadá, normalmente pode obter uma cobertura extra da empresa ou organização onde você trabalha.

Como conseguir um cartão de saúde
Para receber os cuidados de saúde que vai precisar no Canadá, você tem de ter um cartão de seguro de saúde da província ou território onde vive. Você deve mostrar este cartão toda vez que precisar de serviços médicos.

Saiba mais sobre como obter um cartão de saúde.

Período de carência para obter o seguro de saúde público
Residentes em algumas províncias deve esperar um determinado período (até três meses) antes de receber o seguro de saúde do governo (contacte o seu ministério provincial ou territorial da saúde para saber quanto tempo você terá que esperar). Certifique-se de que você tem seguro de saúde privado internacional para cobrir suas necessidades de cuidados de saúde durante este período de espera.